INCEPTION21

O Inception21 é uma metodologia inspirada em Desing Thinking e Metodologias Ágeis. Da primeira herdamos algumas dinâmicas e da segunda o mindset e objetivos. O inception21 transforma uma ideia em um produto digital. Para que isso seja possível o resultado final do Inception21 são diversos MVPs que agora estão prontos par serem desenvolvidos e validados com o consumidor final.

Second slide
Second slide

FASE 1 Descoberta

Pesquisa e entendimento prévio do que já foi feito internamente sobre este tema/problema/oportunidade. Todo material aqui é válido. Desde PPTs, DOCs, vídeos e conversas informais sobre o projeto. Neste momento a equipe da Ponte21 busca se interar o máximo no projeto.

FASE 2 Design Thinking

Na fase de Design Thinking trabalhamos com diferentes metodoligias para descobrir quais direções podemos tomar. Nesta reunião de dois fomramots dependendo da necessidade (4 horas e 8 horas), participam tanto a equipe da Ponte21, a equipe d cliente e pessoas externas ao projeto que tem relação ao tema. O objetivo neste passo e criar a maior quantidade de soluções possíveis para o problema ou oportunidade gerada e entender qual é o melhor caminho a seguir.

Second slide
Second slide

FASE 3 Convergência

Na fase de convergência, a equipe da Ponte21 trabalha por aproximadamente 10 dias úteis para convergir todas as ideias que foram geradas na fase anterior e apresentar o MVP que deve ser construído.

SPRINT P21

Para garantir a entrega dos nossos MVPs em 8 semanas organizamos as entregas da seguinte maneira:

Second slide

SPRINT 0 Protótipo navegável aprovado

O protótipo navegável de alta fidelidade - construído no Marvel - é valdado com o cliente e é iniciado o contador das 8 semanas para a entrega final do projeto. Durante o processo de desenvolvimento pode haver pequenas modificações no protótipo, como texto, novos campos, mas nada que impacte significamente o projeto e o prazo.

SPRINT 1 Convergência

Neste primeiro encerramento de Sprint, os designers e desenvolvedores Front-End (Xamarin, HTML, CSS, JS) entregam o Front-End completo pronto para a integração com os serviços que serão criados na próxima sprint.

Os entregáveis deste sprint são:

○ Código HTML, CSS e JavaScript do WebApp responsivo

○ Código C# Xamarin de todas as telas/interações

SPRINT 2 Back-End e API

Neste segundo encerramento de Sprint, os desenvolvedores Back-End (C#) entregam uma API 100% funcional com todo o mapeamento das funcionalidades da solução junto com as regras de negócio bem definidas na API

Os entregáveis deste sprint são:

○ Mapeamento das funcionalidades da solução (admin e user)

○ Modelagem do banco de dados

○ Definição da regra de negócio no Back-End

○ Construção da API RESTful

○ Documentação das APIs via Postman ou swagger

SPRINT 3 Integração e Admin

Neste terceiro encerramento de Sprint, os desenvolvedores trabalham para integrar todo o Front-End construído com a API de Back-End entregue na primeira sprint. Paralelamente é construído e integrado o Admin Web da solução.

Os entregáveis deste sprint são:

○ Web App funcional, integrado com o back-end

○ App Xamarin funcional, integrado com o back-end

○ Web App Admin funcional, integrado com o back-end

SPRINT 4 Entrega Final

Neste quarto encerramento de Sprint, os desenvolvedores trabalham parara realizar todos os testes necessários para o correto funcionamento da solução, junto com as mudanças que podem ter surgido no momento da integração.

Os entregáveis deste sprint são:

○ Arquivo APK do App Android feito em Xamarin

○ Arquivo IPA do App iOS feito em Xamarin

○ Web App publicada no Web App do Azure

○ Web App Admin publicada no Web App do Azure

○ Merge do GIT na Master!